
Minha Abordagem
Você estaria mais propenso a se envolver em terapia se fosse sob medida, abrangendo sua personalidade, contexto cultural, crenças espirituais e bem-estar geral? Se a resposta for “sim”, a psicoterapia integrativa pode ser para você.
Eu utilizo para os atendimentos clínicos a abordagem integrativa teórico-prática .
A psicoterapia e o aconselhamento psicológico são sobre saúde mental e bem-estar. Não importa qual método você tenha experimentado, o objetivo geral é ajudar a eliminar o sofrimento psicológico e suas causas. No entanto, nem todas as necessidades são as mesmas, levando a vários quadros de psicoterapia e aconselhamento que podem ser usados em diferentes situações.
A abordagem integrativa nos atendimentos clínicos em psicologia não é um processo definido como outros formatos. Em vez disso, ela permite o uso de vários métodos necessários, com base nas evidências científicas e em suas circunstâncias individuais.
É uma terapia personalizada para suas necessidades.
Essa abordagem envolve a seleção de técnicas de diferentes orientações terapêuticas, comprovadas cientificamente como mais adequadas ao problema específico do cliente. O objetivo é melhorar a eficácia e eficiência do atendimento clínico e adaptá-lo às necessidades específicas do indivíduo.
A abordagem integrativa é multidimensional e multiteórica, baseada em evidências, utilizando-se de ampla gama de teorias e técnicas, incluindo as psicodinâmicas, existências, cognitivas e comportamentais. O meu papel como psicoterapeuta integrativo será o de adaptar e integrar diferentes teorias e técnicas dependendo das necessidades e objetivos do cliente em atendimento.
A abordagem Integrativa considera o ser humano como um todo, integrando diferentes aspectos da sua personalidade e história de vida para promover o seu desenvolvimento emocional e psicológico. Por isso, a psicoterapia, aconselhamento/orientação psicológica ou coaching é adaptado para atender às necessidades específicas de cada indivíduo, buscando sempre o equilíbrio entre as dimensões emocionais, comportamentais e cognitivas.
O processo terapêutico é centrado no cliente, e busca promover a sua autonomia e autoconhecimento.
A beleza de uma abordagem integrativa é que ela se adapta a você (e não vice-versa). É uma abordagem que trabalha com você em sua singularidade, permite flexibilidade e pode oferecer algo adaptado especificamente para atender às suas necessidades e problemas.
O processo Integrativo visa identificar e explorar as questões que lhe causam problemas em sua vida e a partir disso criar um programa personalizado para ajudá-lo a seguir sua vida de forma mais produtiva e aberta. O aspecto Integrativo também se estende a você como uma pessoa inteira e trata de integrar as várias partes de sua personalidade.
O objetivo é ajudá-lo a funcionar de forma equilibrada em todos os níveis, incluindo os aspectos mental, físico, espiritual e emocional:
-
Você obterá compreensão sobre o que faz com que você se sinta desafiado em sua vida
-
Você aprenderá a identificar as coisas que o acionam e como responder de maneira mais saudável.
-
Você terá a chance de integrar todos os diferentes aspectos de si mesmo em relação às suas emoções, corpo, mente, espiritualidade e relacionamentos.
-
Você poderá aprender a definir metas e desafiar as barreiras para alcançá-las.
Em suma, o foco é o desenvolvimento integral, a saúde mental e o bem-estar do cliente, oferecendo:
-
Atendimento psicológico personalizado para às suas necessidades
-
Programa terapêutico que considera todas as suas dimensões.
-
Abordagem teórica e técnica integrada baseadas em evidências
-
Foco na sua singularidade e integralidade
-
Busca o equilíbrio da sua saúde mental e bem-estar.
